Coordenação

A IFMSA Brazil representa seus coordenadores locais e alumni filiados e se posiciona a partir de deliberações dos mesmas através das Escolas Médicas Filiados com status pleno. Nossa Federação é então coordenada a partir dessas deliberações nossas Assembleias Eleitorais. Entende-se como Coordenação o conjunto de membros que fazem parte dos diversos órgãos que lideram nossas atividades nacionais. Entre esses órgãos eleitos estão a Diretoria Executiva, Coordenadores Regionais, Conselho Supervisor, Conselho Fiscal, Conselho de Reforma e Elaboração de Documentos. Além disso, a partir de deliberações da Diretoria Executiva, temos o Time de Assistentes Nacionais que é dividida em Coordenadores de Programa, Time Nacional de Atividades, Time Nacional de Intercâmbio, Time Nacional de Pesquisa, Time Nacional de Capacity Building e a Divisão de Relações Públicas.

A Diretoria Executiva é responsável pela gestão diária da Federação e lida com questões como captação de recursos, marketing, relações externas, finanças, administração, desenvolvimento e apoio aos Comitês Locais. Os Diretores dos Comitês Permanentes que também pertencem à Diretoria Executiva são responsáveis ​​pelo desenvolvimento das atividades centrais da Federação em seis principais campos da saúde: saúde pública, educação médica, saúde sexual e reprodutiva incluindo HIV/AIDS, direitos humanos e paz, intercâmbio nacional e internacional (clínico-cirúrgico ou pesquisa). Eles apoiam atividades de estudantes de medicina nesses campos em todo o Brasil, organizam sessões em nossos encontros e oferecem oportunidades de capacitação em seu campo de trabalho.

Os Coordenadores Regionais prestam assistência à Diretoria Executiva em suas tarefas a nível regional. Eles ajudam com o desenvolvimento e recrutamento de Escolas Médicas em sua região e promovem oportunidades através da cooperação nacional-regional. Eles também compõe a organização da Assembleia Regional, que ocorre uma vez por ano em cada região.

 

O Conselho de Supervisão é responsável por supervisionar as ações e decisões tomadas pela Diretoria Executiva. É um recurso estratégico e oferece um conselho imparcial e objetivo quando solicitado. O Conselho de Supervisão também pode, mediante solicitação, realizar investigações sobre questões que afetem o funcionamento da IFMSA Brazil.