A estrutura da IFMSA Brazil é composta por Diretoria Executiva, Coordenadores Regionais, Times Nacionais, Coordenadores Nacionais de Programas, Comitês Locais (escolas médicas filiadas), Coordenadores Locais (estudantes de medicina filiados), Alumni, Conselho Supervisor e Comissão de Reforma e Elaboração de Documentos.

Diretoria Executiva Nacional

A Diretoria Executiva é composta por 21 cargos a nível nacional, responsável por:

  • Captar recursos e finanças;
  • Gerir o marketing e relações externas;
  • Administra, desenvolve e apoia os Comitês Locais;
  • Desenvolvimento de atividades centrais em seis principais campos da saúde:
    • Saúde pública;
    • Educação médica;
    • Saúde e direitos sexuais e reprodutivos incluindo HIV e AIDS;
    • Direitos Humanos e Paz;
    • Intercâmbios nacional e internacional clínico-cirúrgicos ou de pesquisa.

Coordenação Regional

O que fazem os Coordenadores Regionais?

Os Coordenadores Regionais prestam assistência à Diretoria Executiva em tarefas a nível regional; desenvolve competência de nossos eixos de atuação em Escolas Médicas de cada região; promove oportunidades, como Assembleias Regionais, espaços de representatividade de nossos coordenadores locais.

As Regionais da IFMSA Brazil são: Norte 1 (AC, RO, AM, RR), Norte 2 (PA, AP), Nordeste 1 (MA, PI, CE), Nordeste 2 (RN, PB, PE), Nordeste 3 (AL, SE, BA), Leste (MG, ES, RJ), Oeste (TO, GO, MT, MS), Paulista (SP), Sul (PR, SC, RS). 

 Placeholder

Times Nacionais

Os Times Nacionais da IFMSA Brazil são divisões de suporte ao trabalho dos Diretores Nacionais e dos Coordenadores Regionais, tendo sua organização interna e funções específicas definidas caso a caso pelo Diretor Nacional responsável e também regionalizadas de acordo com as demandas dos comitês locais.

Conselho Supervisor

O Conselho Supervisor supervisiona ações e decisões tomadas pela Diretoria Executiva e cria estratégias para garantir imparcialidade e objetividade em investigações internas.

Conselho de Reforma e Elaboração de Documentos (CRED)

O Conselho de Reforma e Elaboração de Documentos é responsável por revisar documentos internos e promover reuniões com participação de todos os membros para definir alterações nesses documentos.

Alumni

Os alumni são médicos filiados à IFMSA Brazil que foram Coordenadores Locais (membros de comitês locais) em suas instituições de ensino superior de origem.

Como me tornar alumni?

É um processo interno que ocorre quando um Coordenador Local pede desfiliação ao Vice-Presidente para Assuntos Internos, declarando interesse em se tornar alumnus ou alumna da IFMSA Brazil. A partir disso, nosso Diretor Nacional de Alumni entrará em contato com o interessado, para que entenda seu novo papel