Introdução ao Eixo de Mobilidade Estudantil

Os intercâmbios da IFMSA, tanto nacionais como internacionais, são referência quando o assunto é estágios clínicos-cirúrgicos ou de pesquisa. A federação reúne neles a integração entre os estudantes e escolas médicas do próprio país, bem como a troca de experiências e de conhecimento com culturas estrangeiras. Por isso, a IFMSA Brazil trabalha há 25 anos com empenho para oferecer aos estudantes de medicina da nação mais uma de suas ações que fazem a diferença: a possibilidade de realizar estágios em seus 26 estados mais o distrito federal, e em mais de 50 países.

Por meio dos intercâmbios, além de transformar sonhos em realidade, os estudantes conhecem realidades distintas das quais onde vivem e, portanto, conseguem uma visão mais ampla e inclusiva sobre globalização e saúde global. A atuação profissional, as oportunidades curriculares, e a independência e empatia desses alunos são grandemente beneficiadas pelas experiências vivenciadas no estágio durante 4 semanas em outra cidade ou país. Estas, quando compartilhadas com amigos e docentes, fazem com que missão e compromisso da IFMSA Brazil com a educação médica sejam espalhadas Brasil e mundo.

O nosso trabalho e foco constantes para garantir grandes experiências em intercâmbios nacionais e internacionais foram recompensados, em 2016, com o segundo lugar de Best Exchange Program pela IFMSA. Desse modo, a IFMSA Brazil espera você e sua faculdade para fazer a diferença! Entre em contato com um coordenador local em sua escola médica, ou envie um email para atendimento@ifmsabrazil.org para saber mais.

O que é Período de Intercâmbio?

O Período de Intercâmbio ocorre anualmente e os alunos classificados podem realizar sua viagem no Período de Intercâmbio Nacional (PIN) entre os meses de novembro de um ano até outubro do outro ano e no Período de Intercâmbio Internacional (PI) de abril de um ano até março do outro ano.

O aluno, após ser classificado e receber confirmação de pagamento, tem direito a receber seu Formulário de Inscrição/Application Form (AF), pelo meio da qual fornecerá todas as informações acadêmicas e pessoais e enviará todos os documentos necessários para a concretização do intercâmbio.

Com no máximo 8 semanas de antecedência do intercâmbio, o aluno receberá sua Carta de Aceitação/Card of Acceptance (CA), onde constará todas as informações necessárias para que o estudante compre sua passagem aérea e organize a sua viagem, tais como: cidade de destino, departamento no qual ocorrerá o estágio, data de início e término do programa, além das informações de hospedagem e alimentação.

Por meio do pagamento das taxas e da assinatura do Instrumento Particular Bilateral de Interesse, o aluno tem direito à hospedagem e a, pelo menos, uma alimentação por dia de trabalho no internacional (almoço ou jantar) e duas no nacional (dentre café da manhã, almoço e jantar). Em contrapartida, o aluno tem como obrigação ser responsável por prover a hospedagem e alimentação para o estudante de outra Instituição de acordo com os termos do Instrumento supracitado que irá realizar o intercâmbio na faculdade do aluno brasileiro em questão.

Para participar do programa de intercâmbio fique atento às instruções do regulamento abaixo vigente atualmente e mantenha contato com o Coordenador Local de Intercâmbios da IFMSA Brazil na sua Escola Médica Filiada.

Saiba mais no Regulamento de Intercâmbios da IFMSA Brazil!