Programa de Intercâmbio Internacional

A IFMSA (International Federation of Medical Student’s Association) administra, juntamente com suas Organização Nacionais Associadas, dois tipos de programas de intercâmbio: intercâmbios clínicos-cirúrgicos (SCOPE) e de pesquisa (SCORE), ambos aprovados pela Federação Mundial de Educação Médica (WFME), a Organização Mundial de Colégios Nacionais, Academias e Associações Acadêmicas de Médicos Gerais / Médicos de Família (WONCA), a Federação das Sociedades Europeias de Neurociências (FENS) e a Sociedade Europeia de Medicina de Emergência (EuSEM).

Todos os anos, mais de 400 estudantes de medicina do Brasil iniciam uma jornada para explorar serviços de saúde e sistemas de saúde em diferentes contextos culturais e sociais do mundo. Isto é conseguido através da criação de uma rede de estudantes a nível local e internacional que, globalmente, facilitam o acesso a pesquisas e projetos de intercâmbio clínico e de pesquisa. Através da nossa programa, buscamos desenvolver estudantes culturalmente sensíveis e pesquisadores especializados com intenção de moldar o mundo das ciências no próximo futuro. Nossos programas de intercâmbio são o principal promotor da compreensão e cooperação intercultural entre estudantes de medicina e profissionais de saúde, o que é muito necessário em nosso mundo globalizado.

Todas os intercâmbios são de quatro semanas e são tratadas em bases bilaterais. Os alunos recebem um lugar no departamento ou o projeto de pesquisa de sua escolha, bem como hospedagem, acomodação e, muitas vezes, um programa social. Eles recebem um tutor durante toda a troca, que garantem que os alunos participem ativamente e melhorem suas habilidades. As bases bilaterais se constituem no retorno da experiência que você teve fora do país quando você hospeda um intercambista em sua residência, nos mesmos moldes que você foi recebido no exterior.

O certificado oficial é entregue aos alunos se todos os requisitos forem cumpridos e se o manual do aluno for cumprido com pelo menos 80% de participação do estágio estiver assegurado. Este certificado é assinado pelo tutor e agente de intercâmbio de hospedagem, e permite que a maioria do aluno obtenha créditos de sua universidade de origem.

Os nossos Diretores Nacionais de Intercâmbio Internacional estão disponíveis para demais dúvidas através do e-mail intercambios@ifmsabrazil.org.

Saiba mais no Regulamento de Intercâmbios da IFMSA Brazil!