Coordenação

A IFMSA Brazil representa seus coordenadores locais e alumni filiados e se posiciona a partir de deliberações dos mesmas através das Escolas Médicas Filiados com status pleno. Nossa Federação é então coordenada a partir dessas deliberações nossas Assembleias Eleitorais. Entende-se como Coordenação o conjunto de membros que fazem parte dos diversos órgãos que lideram nossas atividades nacionais. Entre esses órgãos eleitos estão a Diretoria Executiva, Coordenadores Regionais, Conselho Supervisor, Conselho Fiscal, Conselho de Reforma e Elaboração de Documentos. Além disso, a partir de deliberações da Diretoria Executiva, temos as Coordenações Nacionais de Programas e os Times de Assistentes Nacionais, sendo eles Time Nacional Administrativo, Times Nacionais de Atividades, Times Nacionais de Intercâmbios, Time Nacional de Pesquisa, Time Nacional de Capacity Building, Time Nacional de Relações Externas e a Divisão de Relações Públicas.

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é responsável pela gestão diária da Federação e lida com questões como captação de recursos, marketing, relações externas, finanças, administração, desenvolvimento e apoio aos Comitês Locais. Os Diretores dos Comitês Permanentes que também pertencem à Diretoria Executiva são responsáveis ​​pelo desenvolvimento das atividades centrais da Federação em seis principais campos da saúde: saúde pública, educação médica, saúde e direitos sexuais e reprodutivos incluindo HIV e AIDS, Direitos Humanos e paz, intercâmbio nacional e internacional (clínico-cirúrgico ou pesquisa). Eles apoiam atividades de estudantes de medicina nesses campos em todo o Brasil, organizam sessões em nossos encontros e oferecem oportunidades de capacitação em seu campo de trabalho.

Coordenação Regional

Os Coordenadores Regionais prestam assistência à Diretoria Executiva em suas tarefas a nível regional. Eles ajudam com o desenvolvimento e recrutamento de Escolas Médicas em sua região e promovem oportunidades através da cooperação nacional-regional. Eles também compõe a organização da Assembleia Regional, que ocorre uma vez por ano em cada região.

O Conselho de Supervisão é responsável por supervisionar as ações e decisões tomadas pela Diretoria Executiva. É um recurso estratégico e oferece um conselho imparcial e objetivo quando solicitado. O Conselho de Supervisão também pode, mediante solicitação, realizar investigações sobre questões que afetem o funcionamento da IFMSA Brazil.